Bicos de Injeção Valvulados Acionamento por Mola Plus - EngeCAD - Engenharia de Projetos

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Bicos de Injeção Valvulados Acionamento por Mola Plus

PRODUTOS > Bicos de Injeção Valvulados Acion. por Mola
A Nova Geração de Bicos de Injeção Valvulados.

Para se usar a máquina para peças técnicas em ciclo rápido é preciso utilizar-se um bico de injeção valvulado.

Os Bicos de Injeção Valvulados, (Corte de Fluxo de Agulha) são usados em máquinas para injetar peças técnicas em ciclo rápido para processar os termoplásticos e os líquidos.

O fechamento exato durante a dosagem resulta no corte limpo e preciso do fluxo de injeção estas são as funções de um bico de injeção valvulado.

Com este sistema de bico Corta Fluxo foi realizado um único furo de escoamento de material, que cumpre todas as exigências para um escoamento livre e a produção econômica de peças moldadas por injeção.

Vantagens do uso dos Bicos de Injeção Valvulados de Corte de Fluxo
A seguir são descritas as principais características que tornam estes sistemas altamente recomendados para processos mais complexos.

Imagem do Bico Valvulado:
Acionamento por Mola.
Modelo Tipo 1
Modelo Tipo 2
Modelo Tipo 3
Acionamento Hidráulico.
Modelos de Bico.
Redução do cicio de injeção
Após o preenchimento da cavidade a peça esta sujeita a uma contração volumétrica (característica intrínseca do processo), que e compensada pela pressão de recalque, responsável também por prevenir o retorno do plástico através do ponto de injeção. Após essa etapa, a máquina injetora inicia a dosagem para o próximo ciclo. Assim sendo, o tempo de recalque tem grande importância no ciclo de injeção. No caso de bicos valvulados, o ponto de injeção pode ser fechado no momento de máxima pressão, permitindo, de acordo com a peça injetada, a redução do tempo de recalque ou ate sua eliminação total

Qualidade das peças injetadas

Em geral, a marca em uma peça injetada deve ser a menos visível possível. Na injeção convencional, dependendo do material e volume injetado, ocorrem alta fricção e tensão no ponto de injeção e a conseqüente degradação do material, devido a elevação de temperatura para permitir fluxo de material.

Além disso, o processo pode resultar em uma alta queda de pressão.
No bico valvulado, a agulha fecha o ponto de injeção. Mesmo com um grande diâmetro, a marca na peça e quase imperceptível. A fricção e tensão reduzidas no ponto de injeção garantem peças de alta qualidade e livres de tensionamento interno, evitando a comprometimento das propriedades mecânicas.

Acionamento e controle
O acionamento da agulhas pode ser feito por três métodos neste tipo de processo: acionamento por mola, Hidráulico ou Pneumático, dependendo de algumas condições como peso da moldagem final, aplicação do produto, e requisitos da máquina injetora.

Por exemplo, na indústria médico-hospitalar e de embalagens em geral, utiliza-se muito o sistema por acionamento pneumático, enquanto na indústria de produtos automobilísticos o sistema hidráulico e o mais comum. os critérios para esta escolha também estão relacionados a possibilidade de contaminações pelos elementos fluídicos dos sistemas de acionamento, pois, para produtos que requerem grau de pureza elevada não e aconselhado a usa de sistemas acionados par óleo.

Preocupação também envolve os aspectos ambientais, onde cada vez mais ha a conscientização sobre a utilização de meios energéticos que afetam a ecossistema.

O controle do acionamento, independente do qual seja é feito por meio de controladores de válvulas, os quais permitirão abertura e fechamento predeterminados para o processo de preenchimento de material dentro da cavidade do molde, que poderá ser controlado par tempo ou curso.
Construção fácil
Fabricado com poucas peças há vantagens substanciais na fabricação e no seu manuseio.
Þ Montagem fácil.
Þ Limpeza rápida e fácil.
Þ Elimina os problemas de produção.

Tecnologia do furo único
O escoamento do material é central conduzida pela agulha do bico.
 
Þ Gota de pressão mínima.
Þ Transporte de calor aperfeiçoado.
Þ Nenhum corte na injeção.
Sistema modular
Adaptador específico para cada máquina do cliente. O bico é sempre o mesmo e está disponível no estoque. Isto significa tempo de entrega mais curto.
Þ Mudança rápida do bico.
Þ O tempo de entrega o mais curto.
Þ Solução muito mais econômica.

Corte de Fluxo na ponta do bico
Þ Nenhum sprue, nenhum drooling
Þ Corte de fluxo controlado.
Þ Corte de fluxo limpo no canal de injeção.
Þ Reduz tempos de ciclo.
Projeto compacto
Þ Menos espaço.



Sistema flexível
Para uma troca rápida a vários tipos de moldes e máquinas há ponteiras com comprimentos diferentes disponíveis em estoque.
 
Þ Penetração diferente.
Þ Uso da mesma ponta de bico.
Existem dois sistemas de Bicos de Injeção Valvulados

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal