Análise Estrutural pelo Método de Elementos Finitos FEA - EngeCAD - Engenharia de Projetos

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Análise Estrutural pelo Método de Elementos Finitos FEA

Hoje a indústria vem desenvolvendo equipamentos e produtos a cada dia mais complexos, que em muitos casos não há meios analíticos precisos e confiáveis para analise estrutural ou seja a determinação das tensões e deformações e vida útil (curva S-N) de seus componentes.

Com o objetivo de superar as dificuldades, muitas empresas vêm realizando programas de desenvolvimento de novos produtos e otimização de configurações existentes, utilizando ferramentas mais poderosas de análise, como recursos de CAE (Computer Aided Engineering) aplicando o Método dos Elementos Finitos (FEA).

Com a análise por elementos finitos, pode ser feito o cálculo das condições de trabalho e limites de operação do componente.

Se a análise for feita durante a fase de desenvolvimento do projeto, é possível otimizar os componentes constantes no projeto, reduzindo seu custo melhorando seu desempenho e qualidade aumentando sua capacidade e vida útil, o que é muito importante na situação mundial atual de grande concorrência. economiza-se o custo de protótipos. A análise também substitui testes de resistência e de durabilidade.

Sendo possível analise de resistência a fatiga em função de ciclos levantando a Curva de S-N que determina a vida útil do componente.

O uso do Método dos Elementos Finitos (FEA) cada vez mais, tem contribuído de forma decisiva na obtenção decomponentes, produtos e equipamentos mais complexos com ótimos custos, qualidade e desempenho.
Analise



Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal