Sistema Integrado de Projeto de Injetoras - EngeCAD - Engenharia de Projetos

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Sistema Integrado de Projeto de Injetoras

SIPI - Sistema integrado de projetos de Injetoras de Plástico ou Metal.

Consiste na integração de cinco ferramentas de desenvolvimento de um projeto que são:
  
1- Calculos da cinemática do fechamento.
2- Cálculos dimensionais em planilhas no excel.
3- Modelamento solido.
4- Analise estrutural por elementos finitos.
5- Desenho das peças.

1- Cálculos do movimento cinemático do fechamento (Articulações) em programa desenvolvido em computador, possibilitando o dimensionamento de um sistema de articulações do fechamento com o máximo aproveitamento em função do curso da placa móvel e passagem entre colunas. sendo que o curso do cilindro e menor que o curso da placa móvel, assim aumentando a velocidade de fechamento, e diminuindo o tamanho do fechamento e melhorando a performance do movimento pela eficiência do movimento cinemático.

2- Planilhas de cálculos desenvolvidas em Excel onde com poucas entradas de dados é possível se calcular praticamente todos os componentes (peças) que fazem parte de um projeto de fechamento em poucas horas, com estes cálculos definem o dimensional de todos os componentes (peças) que fazem parte de um fechamento.

3- Com os dados calculados pelas planilhas com uma irterface de entrada de dados em um sistema paramétrico usando o programa AutoDESK INVENTOR na qual o programa AutoDESK INVENTOR utiliza o resultado destes cálculos e automaticamente faz o modelamento solido de cada peça do fechamento.

4- Aplicando o Método dos Elementos Finitos (FEA). Com a análise por elementos finitos, pode ser feito o cálculo das condições de trabalho e limites de operação do componente.

Se a análise for feita durante a fase de desenvolvimento do projeto, é possível otimizar os componentes constantes no projeto, reduzindo seu custo melhorando seu desempenho e qualidade aumentando sua capacidade e vida útil, o que é muito importante na situação mundial atual de grande concorrência. economiza-se o custo de protótipos.

A análise também substitui testes de resistência e de durabilidade. Sendo possível analise de resistência a fatiga em função de ciclos levantando a Curva de S-N que determina a vida útil do componente.

5- Depois destas quatro fases usando os modelos em sólidos gerados pelo AutoDESK INVENTOR na fase três e gerado o desenho da peça cotada pronta para ser fabricada.

O resultado deste sistema e a possibilidade de se fazer um projeto com cálculos, modelamento e desenhos prontos para fabricação em questão de dias. Com isso se pode desenvolver uma linha de máquinas injetoras de plástico ou metal em um curto espaço de tempo.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal