União Rotativa ou Junta Giratória - EngeCAD - Engenharia de Projetos

Ir para o conteúdo

Menu principal:

União Rotativa ou Junta Giratória

PRODUTOS > Diversos (Geral):
As uniões rotativas (também conhecidos como eixos rotativos, acoplamentos rotativos, juntasrotativas) são dispositivos mecânicos de precisão utilizado para transferir os meios (água, vapor, ar, óleo, fluido hidráulico etc.) de uma fonte fixa, tal como um tubo de abastecimento, em umapeça rotativa de uma máquina. Uniões  rotativas são usadas em inúmeros processos de fabricação, como tambores ou mesas de indexação. São usadas em indústrias de processo, como papel, impressão, borracha e plástico, têxtil e química. As uniões rotativas também são usadas em guindastes, ferramentas de máquinas e muitas outras aplicações.

As uniões rotativas permitem a alimentação através da água, glicol, ar, óleo hidráulico, líquido de arrefecimento, e uma variedade de outros meios de comunicação. As uniões rotativas(articulações) pode ser configurado para uma instalação no final de um eixo ou ao redor do eixo.

Se uma solução padrão não atenda às suas necessidades, oferecemos uma variedade de opções para atender às suas exigências do tipo de meio, pressão, velocidade e temperatura, podemos estar desenvolvendo uma união rotativa conforme suas especificaçôes tecnicas.

Dados técnicos:
Embora as uniões rotativas venham em vários formatos, tamanhos e configurações, sempre têm os mesmos componentes básicos: uma bucha alojamento, um eixo, um rolamento (ou rolamentos) e uma vedação.


Vedação mecânica
O coração da União Rotativa ou junta giratória é a vedação. A vedação impede o vazamento do meio (água, óleo, ar etc.) para fora da União Rotativa enquanto ela está em operação. A EngeCAD usa três tipos básicos de vedações mecânicas em suas Uniões Rotativas: 1) vedação tipo Quad-Ring®, 2) vedações tipo Roto Glyd Ring® e 3) vedações tipo Roto Glyd Ring® S. Uniões Rotativas podem ter mais de uma vedação.

Rolamento
A segunda parte mais importante da União Rotativa é o rolamento. Uma União Rotativa pode ter apenas um rolamento ou vários rolamentos. Rolamentos de esferas, rolamentos de rolos e rolamentos de rolos cônicos, como rolamentos de grafite e buchas de bronze, podem ser usados na União Rotativa. Os rolamentos sempre são usados para permitir que uma parte da junta, ou o eixo ou o alojamento, gire.

Eixo
O eixo é o componente que transporta o meio para o tambor ou rolo através da União Rotativa. Em muitos casos, o eixo girará com o tambor ou rolo. Em alguns casos, como em Uniões Rotativas flangeadas maiores, o eixo pode ser estacionário enquanto o alojamento gira. Os rolamentos e a vedação são tipicamente montados ao redor do eixo.

Bucha alojamento
A bucha alojamento é o componente que mantém todos os outros elementos da União Rotativa em conjunto. A bucha alojamento tem um orifício de entrada, que é um orifício rosqueado no qual a mangueira que fornece o meio será instalada.

A União Rotativa também pode ter um orifício de saída se a mesma junta estiver sendo usada para fornecer fluido. Em Uniões Rotativas menores, a bucha é estacionária.

Tipos de União Rotativa

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal