Manipulador Automático Articulado MAE - EngeCAD - Engenharia de Projetos

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Manipulador Automático Articulado MAE

PRODUTOS > P/ Máquina Injetora de Metal de Câmara Fria:
O manipulador automático articulado MAE é um dispositivo automatizado para extrair peças injetadas da máquina injetora de metal e deposita-la em uma bancada, esteira transportadora ou rampa.

Constitui uma das etapas para a automatização nas máquinas de fundição sobre pressão sem a intervenção manual, as quais confere ritmo rápido e constante, com todas as vantagens da produtividade.

O MAE e um dispositivo para uso em qualquer máquina de fundição sobre pressão de 250 a 1600 Toneladas.

Para o controle dos movimentos do manipulador MAE, o sistema usa um PLC e é equipado com teclado e display para a introdução e visualização dos dados do processo e as mensagens da programação.

Todos os movimentos são ajustados por encoder, sensores e fim de curso.
Botoeira de comando com seleção para ciclos manual, semiautomático e automático.


Características Construtivas
O manipulador tem cinco grupos de movimento, base, montante, braço de articulação, carro de giro e haste de acionamento da garra.

Base e onde toda a estrutura do extrator e montado se caracteriza como uma mesa de coordenada com movimento manual, onde se pode fazer uma regulagem longitudinal e transversal no sentido da máquina.

Montante e onde esta montada a base de movimento do braço de  articulação este grupo se caracteriza pelo movimento vertical, que se desloca sobre guias lineares com movimentos precisos e suaves por meio de cremalheira e engrenagem acoplada a um moto redutor acionado por motor à corrente alternada e freio com velocidades ajustadas por inversor de frequência, este movimento auxilia no sincronismo de posicionamento de pega da garra na peça injetada para sua extração da máquina.

Braço de articulação este grupo se caracteriza pelo movimento linear no sentido transversal a máquina, movimento responsável pela extração da peça injetada ate a área de giro e manipulação da peça extraída, seu movimento e feito por um sistema de bielas articuladas e moto redutor acionado por motor à corrente alternada e freio com velocidades ajustadas por inversor de frequência.

Carro de giro este grupo se caracteriza por dois movimentos, movimento de giro do braço onde a carcaça extraída da máquina e depositada em uma bancada, esteira transportadora ou rampa, o giro e acionado por moto redutor acionado por motor à corrente alternada e freio com velocidades ajustadas por inversor de frequência, movimento linear no sentido transversal a máquina sincronizada com o curso do extrator hidráulico da máquina, o acionamento e por meio de um cilindro pneumático.

Haste de acionamento da garra este grupo se caracteriza pelo movimento de abertura e fechamento da garra na peça injetada a ser extraída da máquina.

Características Técnicas do Manipulador Automático Articulado





Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal